London London (up date 2: Mornington Crescent)

Bom, vamos começar pelo final: eu termino o capítulo de Camden Town no guia citando a derradeira noitada de Bon Scott, vocal do AC/DC, no então Music Machine. Depois de sair de lá, o cantor apagou dentro de um Renaultzinho e foi encontrado já sem vida na tarde seguinte no número 67 da Overhill Road, em East Dulwich, South London. Isso rolou em 19 de fevereiro de 1980.

Hoje, seguindo pela Camden High Street no sentido contrário aos markets, fui conhecer a antiga casa de shows. Há 10 anos o lugar foi reformado e se chama KOKO, segue recebendo música ao vivo, seja feita por bandas ou DJs. Coldplay, Elton John e Prince já tocaram por lá. O prédio é lindo como dá pra notar pelas fotos, e centenário também: foi inaugurado como Camden Theatre em 1900 no Boxing Day, o dia seguinte ao Natal.

IMG_4523

Em 1909 mudou de nome pela primeira vez: Camden Hippodrome Theatre. Já em 1913, virou cinema e passou a chamar Camden Hippodrome Picture Theatre. Fechado durante a Segunda Guerra, reabriu em 1945 como BBC Camden Theatre. Entre 1972 e 82, The Music Machine. E, até virar KOKO, Camden Palace. Foi nesse período que Madonna perdeu a virgindade em terras britânicas na frente de quase três mil ingleses. No sentido musical, pelo menos.

IMG_4425

Acabei não incluindo essa história no livro porque o prédio é tão longe da estação de Camden que chega a esbarrar em outra: Mornington Crescent. Aberta em 1907, em 2006 inspirou a canção de mesmo nome da banda indie escocesa Belle & Sebastian, do álbum The Life Pursuit.

IMG_4465

Anúncios

Sobre RR TV

Apresentador de TV, idealizador e guitarrista dos Soundtrackers, e autor dos livros: As aventuras da Blitz, Almanaque da Música Pop no cinema, London London - O único guia para conhecer Londres usando o metrô e Paris Paris, que segue o mesmo conceito.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para London London (up date 2: Mornington Crescent)

  1. Max Carvalho disse:

    Rodrigo, estão filmando “A Lady in a van” in Camden Town. Vimos até a Megan Smith num camarim improvisado numa ruazinha perto do Koko. Sensacional. E a galera da produção foi super receptiva com os turistas mineirim da grota!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s