O nome dele é Johnny

Canalha. Foi no Jô e nem avisou. Vi no susto, mas vi. Jô Soares, ícone indiscutível da TV brasileira, se derretendo pro João. Pra quem não sabe, os dois são amigos há tempos, de longos telefonemas e jantares. O Gordo era telespectador assíduo do clássico “Bate-Bola” do almoço que ia ao ar ao meio-dia e meia na ESPN, com Mauro, PVC e Lúcio de Castro. Um dia, como de hábito, João disparou um “canalha” no programa se referindo ao Jô, que assistia na hora e depois ligou na TV pra tirar satisfação. Viraram amigos, claro. E Jô passou a dar incertas no saudoso BB1.

jo-canalha

Nesses anos todos me perguntava: por que raios o Jô não leva logo o João ao programa? Hoje tive a resposta: era pra ser especial, não poderia ser uma entrevista qualquer. Tinha que ser aos 45 do segundo tempo, ao apagar das luzes, no ano em que o Gordo se despede do talk-show depois de quase 30 anos embalando o fim de noite dos brasileiros. Canalha falou dos livros que não acaba, mostrou fotos do início da carreira, tomou cerveja de Brotas, contou de quando passou a mão na bunda do Derico e, como não poderia deixar de ser, catou um violão e cantou America lindamente como já vi de perto umas mil vezes: Ventura Highway.

Em dado momento, Jô vira e fala:

“Você é um desperdício. Deveria ser mais bem aproveitado na TV, esportiva ou não”.

O Gordo sabe das coisas, são pelo menos 50 anos só de televisão.

Vou contar uma coisa aqui que nunca falei antes. Quando Trajano me ligou em fins de 2010 fazendo o convite pra que eu assumisse o então BB2, das 18h30, eu era telespectador eventual da ESPN. Via o “Linha de Passe” quase sempre, às vezes o “SportsCenter” e tinha ido ao “Loucos por futebol” e ao “Pontapé Inicial” como convidado. Bate-Bola? Não sabia do que se tratava, nunca tinha sequer ouvido falar. Uns 40 dias separavam o chamado em dezembro da estreia em janeiro de 2011, ou seja, era o tempo que eu tinha pra espiar o tal BB.

Confesso que estava um pouco inseguro; uma coisa é adorar futebol, ter feito peneira em clube e ser amigo do Zico, mas falar sobre futebol numa emissora referência ao lado de craques como Calçade, Juca e cia era outra história, o buraco era bem mais embaixo. Afinal, eu vinha de quase 10 anos cobrindo cultura. Tinha medo de não me encaixar no canal, do estilo de apresentação não combinar com o tema, mil grilos. Mas um dia eu liguei na ESPN na hora do almoço e vi o João. Inteligente, divertido, informado, gentil. De tão bom, chegava a ser canalha. Que homem. Deu um alívio, nem tudo estava perdido, talvez eu me encaixasse e conseguisse falar de futebol de um jeito mais relax, do meu jeito. Mas esse precedente só estava aberto porque o João estava lá, com um sorrisão aberto de “bem-vindo” no camarim, na troca de guarda entre um BB e um SC. Era quase uma licença poética no hard news boleiro que assola a TV paga quase 24h por dia. Um oásis brotense.

canalhas

João Carlos Albuquerque é o nome da fera. Apresenta, escreve, toca e canta como se não estivesse fazendo nada. Como os fãs de esportes gostam de dizer, é mito/monstro. Arnaldo Ribeiro diria: gênio. Galvão chamaria de fenômeno. Eu chamo de Johnny ou cachorro, o que ele realmente é. Mas é também o melhor apresentador esportivo da TV brasileira. Aliás, vamos tirar o esporte dessa, João é simplesmente o melhor.

Viva o Gordo. Viva o Canalha. Viva!

 

Anúncios

Sobre RR TV

Apresentador de TV, idealizador e guitarrista dos Soundtrackers, e autor dos livros: As aventuras da Blitz, Almanaque da Música Pop no cinema, London London - O único guia para conhecer Londres usando o metrô e Paris Paris, que segue o mesmo conceito.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

11 respostas para O nome dele é Johnny

  1. Muito bom mesmo RR esse Canalha é 10 já trombei com ele umas vezes e ele fora do ar é igual gente da mais fina educação vi o programa do Jô pelo globo show que pena que ele não visou valeu RR pela dica !

  2. Que belíssima declaração de amor, mate! Ainda sonho com o dia em que você vai me colocar pra tomar uma com o canalha em um boteco em Sampa. 😀 hahaha
    O cara é foda mesmo. Como ele, não há igual. E além de todos os atributos profissionais, ainda é gato, pô. 🙂
    Escreva mais. Bom ler seus textos.
    Cheers!

  3. Marcus Azevedo disse:

    Parabéns pelo texto, perfeito na forma e no conteúdo! João Carlos Albuquerque é realmente um apresentador espetacular e aparenta ser um cara ímpar! Uma pena não termos mais o Bate Bola com o PVC, Muro Cesar e Lúcio de Castro!

  4. Ótima homenagem, o canalha merece todas, baita ser humano. Incrível como eu gostava dos outros programas, mas o que eu realmente não podia perder era o bate bola meio dia, esse Dream Team com João Canalha, Mauro, PVC e Lucio de Castro foi incrível é um privilégio poder ter acompanhado, eu chegava da faculdade e na hora do almoço podia curtir o programa antes de ir pro estágio, bons tempos. Falando do bate bola 2 pelo horário não podia assistir, mas quando eu podia ver o finalzinho qual foi a minha surpresa ao ver outro grande apresentador na figura de RR! Só tenho a agradecer ao Trajano pelos áureos tempos da ESPN, inexplicável poder ter acompanhado vocês, obrigado!

  5. Renato Freire disse:

    Será que dá pra ver a reprise?

  6. Jorge Alberto da Fonseca disse:

    Lindo texto. O Canalha realmente é 10, não, não. … É 1000!!!!!!!!

  7. Conrado disse:

    Grande RR parabéns! Abração

  8. Caraca, que texto!! Bela homenagem, hein ‘Chinelo’. Aliás, como não amar o João/Canalha? Exemplo de jornalista, profissional e ser humano! É um prazer recebê-lo quase todos os dias em meu lar, certeza de informação e boas risadas ao mesmo tempo, tudo dosado com sabedoria e prudência. Realmente, como disse o Jô, ele deveria ser mais bem aproveitado pela nossa TV.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s